top of page

Venha ser coroinha!

  • PASCOM
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Os coroinhas da Paróquia da Ressurreição do Senhor estão de braços abertos para receber novos companheiros e companheiras de serviço.

O coroinha tem a bonita missão de servir no altar, colaborando para o bom andamento das celebrações.

De questões específicas, como auxiliar o padre com os microfones e o Missal, até o uso do turíbulo e outros objetos sagrados, a presença dos coroinhas é fundamental.

A criança com 8 anos ou mais e o adolescente de fé, que esteja inserido na comunidade e participando da catequese, pode fazer parte desse grupo.

Aqueles e aquelas que ainda não realizaram a Primeira Eucaristia, ainda assim podem servir, desde que tenha o sincero desejo de realizá-la.

"Tem que ser uma criança que deseja estar na catequese, que entra para a catequese buscando receber o sacramento da Primeira Comunhão e continuando como coroinha", explicou Giovana Oliveira, da Pastoral dos Coroinhas.

Giovana destaca, ainda, a importância desse serviço sagrado, a partir do olhar do padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

"O altar fica mais bonito, porque a gente vê a igreja com todas as faixas etárias, desde da criança, passando pelos adolescentes até os adultos, que são os Ministros da Eucaristia", pontuou ela.

Outro ponto a ser observado é a oportunidade de evangelizar outras pessoas da mesma idade, que podem ser inspiradas pela presença dos coroinhas no altar.

A preparação dos novos integrantes acontece por meio de encontros semanais, aos sábados, nas diferentes comunidades, e encontros gerais ao longo do ano, sejam eles paroquiais, como formações e retiros, ou arquidiocesano.

Essa trajetória segue até novembro, na Festa de Cristo Rei, ocasião em que acontece a investidura dos novos membros.

Outro momento importante da caminhada é a celebração em homenagem ao padroeiro dos coroinhas, São Tarcísio. Realizada em agosto, a celebração marca o momento em que os aspirantes a coroinhas serão apresentados à comunidade em geral.



Para Giovana, a missão dos coroinhas abre as portas para uma trajetória que os aproximam, cada vez mais, de Jesus e do serviço ao próximo.

"O coroinha é uma caminhada, então ele inicia e ele vai caminhando na Igreja. Entra como coroinha, depois pode passar para acólito; nesse processo ele também é crismado, então é uma caminhada", ponderou.

As inscrições estão abertas. Preencha a ficha e venha servir ao Senhor!


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Giovana Oliveira (Pastoral do Coroinha)

Comments


bottom of page