Paróquia inicia Semana Santa com grande participação de fiéis
- PASCOM
- 25 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O Domingo de Ramos, festa que abre a Semana Santa, foi vivido com muita piedade na Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina.

Após a realização da Procissão de Ramos promovida pela Arquidiocese de Salvador, da qual muitos paroquianos participaram, foi a vez das comunidades registrarem o evento que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, como narram os evangelhos de Marcos (11,1–10), Mateus (21,1–11), Lucas (19,28–44) e João (12,12–19).
Os padres redentoristas conduziram a celebração nas diferentes comunidades. Em São Lázaro, no Imaculado Coração de Maria e em Nossa Senhora dos Navegantes, o pároco, padre Casimiro Malolepszy celebrou com os fiéis.
A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus ficou sob a responsabilidade de padre Stanislaw Wilczek e, a da Matriz, com padre Maciel Pinheiro.
Seguindo o ritual de abertura, quando os ramos são abençoados, em algumas comunidades os fiéis percorreram as ruas do entorno do templo antes da celebração acontecer no seu interior.
Após a preparação vivida durante a Quaresma, a primeira liturgia da Semana Santa nos convida a anunciar, juntos com a Igreja, o tempo que se inicia: o da celebração do mistério pascal de nosso Senhor.
A Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo será meditada ao longo da semana, por meio de uma intensa programação.
Na Quarta-feira de Cinzas de 2025, os galhos abençoados neste Domingo de Ramos serão queimados e suas cinzas serão utilizadas na celebração que dará início ao próximo período quaresmal.
Em Roma, o Papa Francisco lembrou a necessidade de seguirmos os passos de Jesus e nEle confiarmos.
“Queridos irmãos e irmãs, Jesus entrou em Jerusalém como um rei humilde e pacífico. Abramos nossos corações para ele. Só ele pode nos livrar da inimizade, do ódio, da violência, porque ele é misericórdia e o perdão dos pecados”, disse o papa.
Silvana Lima, com a colaboração de representantes das comunidades e equipe de Pascom.
Comments