"O novo é sempre melhor", afirma padre Casimiro em alusão à Quaresma
- PASCOM
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
A Quaresma representa uma grande oportunidade concedida por Deus para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor.
É um novo ciclo que se abre para renovação das nossas vidas por meio da conversão, à luz da Palavra de Deus.

Esse tempo também marca a apresentação da Campanha da Fraternidade (CF), que em 2025 volta a enfocar a natureza com o tema "Ecologia Integral".

O cartaz criado para a CF deste ano esteve em destaque nas Santas Missas celebradas em diferentes comunidades da paróquia, na Quarta-feira de Cinzas (5), dia do lançamento oficial da campanha.
No Santuário de São Lázaro e São Roque, a Santa Missa foi celebrada às 8h e presidida por padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro, que acolheu paroquianos e visitantes.

Na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, a Missa de Cinzas foi realizada às 19h e presidida por padre Stanislaw Wilczek. Além de meditarem sobre a Quaresma e o tema da CF, a equipe litúrgica participou do envio dos animadores dos encontros e da Via-Sacra.

Na Igreja Matriz, a Missa foi celebrada às 18h e presidida pelo Padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.
Ele explicou a necessidade da Igreja promover novas reflexões acerca da ecologia no território brasileiro que, além de exigir cuidados, é reconhecido por ser rico na sua fauna e na sua flora.

Desse contexto, inclusive, foram retirados os elementos que ilustram o cartaz da campanha, onde também encontram-se a cruz, a imagem de São Francisco, grande defensor da natureza, e habitações de diferentes portes, que denunciam a desigualdade social, contrária à proposta de amor e solidariedade de Deus.
Já em relação à Quaresma, o padre lembrou da representação bíblica do número 40, que significa o tempo necessário para a conversão rumo à vitória Pascal. Nesse sentido, o novo não só representa o diferente, mas uma condição sempre melhor que a anterior.
Quanto à forma como cada um e cada uma caminhará nessa direção, com práticas de jejum, caridade e oração, o padre lançou uma oportuna provocação: "será que no final poderemos dizer 'Senhor, está vendo em mim a pessoa nova?'"
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Ednalia Queiroz (Comunidade de São Lázaro) e Odete Assumpção (Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes)
Comments