Leve a luz de Cristo pra casa
- PASCOM
- 29 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Símbolo mais destacado do Tempo Pascal (que vai da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes), o Círio Pascal é a grande vela acesa que simboliza o Senhor Ressuscitado.
O Círio é aceso na Vigília Pascal para nos dizer que Jesus é a luz do mundo, como Ele próprio afirmou: “Eu sou a luz do mundo; aquele que segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).

A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera, o produto das abelhas.
Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal também nos fala da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz.
O Círio Pascal também é usado nos batismos e nas exéquias (princípio e término da vida temporal), para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de toda sua existência.
Para meditar sobre tudo que o Círio representa, nesse tempo especial de Quaresma a Paróquia está disponibilizando mini Círios Pascais, acompanhados de oração e cravos, que simbolizam as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz: a coroa de espinhos; o prego da mão direita; o prego da mão esquerda; o prego dos pés e o corte feito no lado direito do seu peito.
O mini Círio, divulgado para os paroquianos por padre Casimiro Malolepszy, na Santa Missa das 18h de sábado (24), pode ser adquirido na lojinha da Igreja Matriz, no valor de 20 reais. Toda a renda será destinada para a Pastoral da Catequese.
Silvana Lima (Pascom)
Comments