Jesus é misericórdia!
- PASCOM
- 26 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Ontem, na Segunda da Misericórdia, fomos convidados a refletir sobre a entrega de Jesus por cada um de nós.
Se pela fraqueza humana criamos leis que segregam, gerando desigualdades e abuso de poder, pela lei de Deus somos chamados a viver no amor.

Só que nem sempre conseguimos. Nossas limitações nos levam ao pecado e, feridos na alma, às vezes nos afastamos até do próprio Deus, envergonhados que ficamos pelos erros cometidos.

Por conhecer a nossa real natureza, em Sua infinita misericórdia Deus envia seu Filho único para dizer a cada um de nós, todos os dias:
"Volte para mim! Meu coração é a sua casa, onde você será acolhido e acolhida com um amor capaz de mudar tudo na sua vida, basta você permitir que eu Te ame".
Essa foi a grande mensagem da cruz. Uma mensagem de amor para todos e todas que se sentem esmagados pelo peso dos seus pecados, que se sentem solitários e solitárias nos seus caminhos.

Mas não estamos sós. Ainda que passemos por um vale de lágrimas, é tempo de fazermos coro com o padre Stanislaw Wilczek, na oração proferida no Ato Penitencial da Santa Missa da Segunda da Misericórdia, celebrada ontem (25), na Igreja Matriz:
"Deus, Todo Poderoso, concedei a nós, que desfalecemos em nossas fraquezas, recobrar novo alento pelo mérito da Paixão de Vosso Filho Unigênito."
Só Jesus, que fez a vontade do Pai por amor, pode nos dar a certeza de que também venceremos a dor se a Ele entregarmos tudo que temos e somos, perdoando uns aos outros como ele também nos perdoou.

Ele também nos dará forças para perdoamos porque grande é a Sua misericórdia e Ele conhece as nossas necessidades mais do que nós mesmos. Olhando para Ele e dEle aprendendo a viver no amor, cada um de nós pode experimentar uma nova vida junto Àquele que Deus enviou por pura misericórdia, como está escrito em Isaías 42, 1-7:
"Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas."

Que não esqueçamos também o que nos diz o salmo 27 quando o medo quiser bater à nossa porta:
"Confia no Senhor, ser forte e tem coragem. Confia no Senhor".
A Segunda da Misericórdia também foi celebrada nas demais comunidades da Paróquia, como a do Imaculado Coração de Maria (fotos).
Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom)
Comments