top of page

Fiéis revivem o sofrimento de Cristo na Sexta-feira Santa

  • PASCOM
  • 19 de abr.
  • 2 min de leitura

A Paixão de Cristo marcou a história da humanidade. Recordar o sofrimento de Jesus é mergulhar no amor divino que explica tamanha entrega.

Ele morreu por nós e viveu momentos de grande dor, que foram lembrados na encenação de mais uma Via-Sacra, dessa vez realizada nas ruas de Ondina.

A procissão saiu do Santuário Nossa Senhora Educadora, às 8h da Sexta-feira Santa (18), em direção à Igreja Matriz.

Mais uma vez, o realismo das interpretações que retrataram o caminho do calvário emocionou os presentes.

Os recursos cênicos foram responsáveis por "transportar" as pessoas no tempo, para aproximá-las do contexto histórico da crucificação de Jesus.



Apesar disso, questões atuais foram lembradas, como os desastres ambientais provocados pelo desequilíbrio climático.

A cena final, do Senhor morto no alto das escadarias da igreja, tocou os fiéis, ajudando-os a rezar em espírito de constrição.

O mesmo aconteceu às 17h, quando teve início a Celebração da Paixão do Senhor.

Estavam presentes os padres Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia de Ondina, padre Stanislaw Wilczek e padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.

Após as leituras próprias do rito da Paixão, o véu vermelho que cobria a cruz foi descerrado pelo pároco, ao longo do percurso iniciado na entrada da igreja, para adoração do Senhor crucificado.

A veneração à Santa Cruz aconteceu aos pés do altar, em clima de silêncio e consternação.



Crianças, jovens, adultos e idosos foram lentamente ao encontro do Senhor, mantendo com Ele um diálogo silencioso, ouvido apenas no íntimo dos seus corações.

Tocando a Cruz, as pessoas se aproximaram ainda mais da dor de Cristo, que tomou sobre Si os pecados de toda a humanidade para salvá-la.


Padre Stanislaw frisou a dimensão espiritual do inesquecível acontecimento.

"Aconteceu, no calvário, uma execução diferente. Foi crucificado um inocente; foi crucificado um rei; foi crucificado um sacerdote; foi crucificado Deus que se fez homem..."

Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom) e Taisa Badaró (Pastoral da Catequese)

Comments


bottom of page