Fiéis participam da abertura da Semana Santa dentro e fora da Paróquia de Ondina
- PASCOM
- 14 de abr.
- 3 min de leitura
A Semana Santa teve início no Domingo de Ramos, este ano vivido no dia 13 de abril.
Por toda parte, fiéis lembraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Com ramos nas mãos, repetiram as palavras dos que saudaram Cristo naquele momento histórico.

"Hosana nas alturas! Bendito O que vem em nome do Senhor!" A saudação, que marca o dia de abertura desse tempo sagrado, pode ser ouvida com mais força em igrejas e ruas do mundo inteiro.
A Paróquia de Ondina retratou esse movimento nas celebrações realizadas em suas diferentes comunidades.

Na Igreja Matriz, padre Stanislaw Wilczek, que presidiu a primeira Missa do domingo, às 10h, convidou a assembleia para se dirigir à área externa do templo, onde os ramos foram abençoados.

Após a leitura do Evangelho (Lc 19,28-40), as pessoas foram acolhidas no interior da igreja, de onde acompanharam o rito próprio do dia, que consistiu na narração do julgamento e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, realizada pelo sacerdote, junto com o casal Vera Leal e Raimundo Leal.
Durante a homilia, padre Stanislaw destacou o objetivo da data: "nós, hoje, iniciamos a Semana Maior para participar, espiritualmente, desses grandes momentos da nossa salvação", explicou. Ele concluiu desejando que, além de nos aproximarmos de Jesus, tenhamos nossa fé fortalecida e renovada por esse tempo especial.

Presente na Igreja Matriz, o Ministro da Catequese, José Carlos Santos, destacou a relevância de participar deste importante evento.
"É uma alegria, essencialmente por adentrar no tempo de uma semana que nos leva a vivenciar, de forma intensa, o mistério pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Este momento, que deveria ser vivido por todo cristão, principalmente, católico, nos leva ao cume de nossa fé: a ressurreição", disse ele.
José Carlos também salientou o quanto essa semana nos oportuniza experimentar, intrinsecamente, o sofrimento de Cristo.
"Que possamos intensificar as nossas orações e vivências penitenciais para, plenamente, vivermos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossa vida, em nossa Igreja, em nossas ações... Que nelas, possamos transbordar da íntima relação de amor estabelecida, e que cada gesto, ação e atividade sejam o Cristo Ressuscitado respondendo ao apelo daqueles que mais precisam de Seu amor", concluiu.

Na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, nem a chuva impediu a pequena caminhada na área externa da igreja que, enfeitada com ramos, ficou cheia de fiéis.
A celebração também foi presidida por padre Stanislaw.
Da mesma forma aconteceu na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Com o auxílio de sombrinhas e guarda-chuvas, as pessoas marcaram presença para celebrar o Domingo de Ramos.

A Santa Missa foi presidida por padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.
A celebração na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes ficou sob os cuidados do padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

Após a concentração em frente à pequena capela, onde ouviram as primeiras leituras, os fiéis acompanharam o padre Casimiro na procissão de entrada.
Animadamente, participaram da celebração presidida pelo pároco.
O sacerdote também esteve na Caminhada de Ramos da Arquidiocese de Salvador, junto com alguns paroquianos.
O tradicional percurso, que liga o Campo Grande à Praça Municipal, foi percorrido por milhares de pessoas e finalizado com a Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.
Confira mais registros do dia.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de comunidades e paroquianos
Comments