Encenações enriquecem Via-Sacra
- PASCOM
- 13 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de abr.
Paroquianos de Ondina usam de criatividade e realismo na encenação Via-Sacra, na última sexta-feira (11), em diferentes comunidades.
Na Igreja Matriz, a produção ficou sob a responsabilidade do grupo Redescoberta, ou RED, como é mais conhecido, do qual participam jovens universitários ou recém-formados.

Na companhia do padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, eles encenaram o caminho do calvário, utilizando o estacionamento, onde a Via-Sacra foi iniciada, e a nave da igreja, espaço no qual as últimas estações aconteceram.

Apesar do recurso cênico, o pároco iniciou o evento sagrado explicando que não se tratava apenas de uma encenação e, sim, de um ato de oração.

Todo o percurso foi acompanhado de perto pelos fiéis, com a participação direta de alguns deles, ao segurarem as imagens que indicavam as estações.

Padre Casimiro agradeceu a todos pela dedicação, em especial aos jovens do RED, pelo envolvente trabalho.

Na Comunidade do Imaculado Coração de Maria o realismo das cenas chamou a atenção.

Os moradores da região puderam conferir a entrega dos participantes da Via-Sacra ao longo das ruas da comunidade, tendo como ponto de partida a Pracinha do Zoológico.
A exemplo do que aconteceu na Comunidade Matriz, parte da encenação foi realizada no interior da igreja local, compondo um tocante momento de fé.

Caracterizados com vestes da época, os participantes das duas Vias-Sacras garantiram a originalidade que aproximou os observadores do contexto histórico no qual Jesus viveu Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Outras comunidades também optaram por realizar a Via-Sacra ao ar livre. Foi o caso de São Lázaro.

Atravessando ruas e escadarias, as pessoas reviveram o grande sacrifício de amor de Jesus.

Ao meditarem nas estações, elas se uniram ao sofrimento de Cristo aprofundando a compreensão do mistério da salvação.

Na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não foi diferente.

O ato público de fé chamou a atenção dos que por ali passavam.

Na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, a Via-Sacra aconteceu em clima de solidariedade.

Além de percorrerem as ruas locais, os paroquianos lembraram de pessoas enfermas, parando em frente às suas casas.

O gesto de fraternidade se alinha ao amor testemunhado por Cristo com a Sua própria vida.

A mobilização foi registrada em toda a paróquia, que contou com a colaboração não só dos paroquianos, mas de outros moradores das comunidades. Confira mais fotos dos eventos.
Na Sexta-feira Santa, a última via sacra da paróquia será realizada pelas ruas de Ondina, com saída às 8h, do Santuário Nossa Senhora Educadora. Divulgue e participe!
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração das comunidades.
Comments