Catequese terá formação continuada
- PASCOM
- 12 de fev.
- 2 min de leitura
No último sábado (8) teve início uma série de formações para o grupo de catequistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor, que atualmente conta com 36 pessoas.
A primeira formação, que também foi destinada aos que desejam ingressar nesse grupo, trouxe como tema "A catequese no processo de iniciação à vida cristã", proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O intuito é fazer com que o trabalho de formação não seja voltado exclusivamente para os sacramentos, mas sim para formar cristãos para a vida, para a Igreja e, acima de tudo, para serem pessoas comprometidas com Cristo.
"A proposta de iniciação à vida cristã envolve toda a paróquia", ressaltou Roberto Sarmento, responsável pela iniciativa que resultou na formação.
O primeiro encontro formativo aconteceu na Igreja Matriz e teve como pregador José Carlos Santos Silva, Secretário Executivo do Serviço Arquidiocesano Bíblico-Catequético, catequista da paróquia e o primeiro a receber o Ministério do Catequista na Arquidiocese de Salvador.

Ele falou sobre a importância de se fazer um trabalho abrangente, o que ajudou a definir as áreas que serão abordadas ao longo do ano.
O segundo encontro será destinado à catequese de pais e padrinhos; o terceiro abordará a catequese infantil; a quarta formação terá como foco a catequese de adolescentes e o último encontro será voltado para a catequese de adultos.
A ideia é que todos os catequistas tomem conhecimento do que é cada formação, que tem a previsão de acontecer a cada dois meses.
Aqueles que desejarem podem se aprofundar em mais de um tema, lembrando que a finalidade última das formações é estabelecer uma linha comum na preparação dos catequistas, criando uma unidade de informação para todos.

Apesar disso, o projeto traz uma proposta interativa, construída a partir do diálogo e da participação dos demais grupos paroquiais, como a Pastoral Familiar, a Pastoral da Juventude e o Encontro de Casais com Cristo (ECC).
"Tem uma série de atividades que podem ser trabalhadas e precisam ser trabalhadas em conjunto, para que nós criemos um corpo, um conhecimento e levemos essa proposta para a paróquia como um todo, a partir das catequistas", explicou Sarmento.
O primeiro encontro contou com a presença de 15 catequistas e do padre Maciel Pinheiro, coordenador da Formação Paroquial e Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.
A tarde de formação foi encerrada com a Santa Missa, presidida por padre Stanislaw Wilczek.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de padre Stanislaw Wilczek, Roberto Sarmento e Giovana Oliveira (Pastoral da Catequese)
Comentarios